sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Book stuff: Percy Jackson & Os Olimpianos Livro Um - O Ladrão de Raios (Rick Riordan)

"E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade."

Essa é a chamada que se localiza dentro da orelha do primeiro livro desta série escrita por Rick Riordan. Mais conhecida somente por Percy Jackson, a série faz grande sucesso, tendo todos os livros da série como Best-sellers do The New York Times. Mas vamos começar com calma. Vamos lá. Peguem suas xícaras de café (ou chocolate quente, se preferirem), e me deixem dizer mais coisas sobre a primeira obra.

O Ladrão de Raios nos apresenta Percy Jackson, garoto de 12 anos com dislexia e transtorno de déficit de atenção, que está em uma excursão ao Metropolitan Museum of Art (Nova York) com sua nova escola, a Academia Yancy. Percy não consegue se acostumar as escolas normais, então sua mãe o coloca em escolar particulares. O problema é que, sempre nas excursões escolares, ele sempre era expulso, sem ao menos saber exatamente o que havia acontecido, ficando com medo de algo novamente acontecer nesse dia. Ele não poderia estar mais certo.

Sua estadia na Academia Yancy era boa. Tinha uma amigo, Grover e havia um professor que se importava muito com ele, o Sr. Brunner. Mas esse dia tinha que mudar tudo. Uma série de coisas bizarras lhe acontecem dentro do museu, fazendo com ele descobrisse que ele era um meio-sangue, um filho de um deus com um mortal. Logo depois a aventura dentro do museu, Percy volta para a escola sem que as pessoas tenham nenhuma lembrança do que havia acontecido. É aqui que as coisas começam a mudar de verdade. E é aqui que eu deixarei um pouco de gostinho para quem quiser ler.

Para quem já leu Harry Potter, a série pode ser mais do que um refresco, ainda mais com as semelhanças assustadoras. Harry aqui é Percy, que não sabe nada do que é ser um meio-sangue. Rony é Grover, sendo um personagem de carga cômica. E Annabeth, bem, é Hermione, a menina inteligente. Existe um inimigo nisso tudo, mas não direi quem é, estragaria a história saber logo de cara. 

Outros elementos realmente fantásticos do livro (e da série) é a mistura de coisas gregas com americanas. É dito que os deuses se mudam de acordo com o coração da civilização. Dessa vez, o Olimpo se localiza no sexcentésimo andar do Empire State Building e a entrada do Mundo Inferior fica num estúdio de gravação em Los Angeles. Outra coisa bacana é a Névoa, que explica o porquê dos humanos normais não enxergarem as coisas relacionadas a mitologia grega da maneira que realmente são. Exemplo: uma espada de bronze celestial pode ser vista como um taco de beisebol; uma Fúria pode vista como um imenso pássaro. E tudo isso é realmente fantástico.

A leitura flui tranquilamente. A narração em primeira pessoa é realmente fantástica, porque só temos noção das coisas na visão de Percy, aquele que desconhece tudo. É um livro ótimo para se ler a qualquer hora, que não cansa e te deixa com uma vontade terrível de terminar de ler. O problema ao chegar no fim é que você irá querer a continuação. Se não tiver o Livro Dois, como eu não tinha, é capaz de surtar um pouco. 

Informações básicas
Nome: Percy Jackson & Os Olimpianos Livro Um - O Ladrão de Raios (traduzido de "Percy Jackson and the Olympians Book One - The Lightning Thief")
Autor: Rick Riordan.
Editora brasileira: Intrínseca.
Formato: brochura ou e-book.
Número de páginas: 385
Ponto bom: mistura fantástica da nossa realidade com mitologia grega
Ponto ruim: o filme. A adaptação é realmente precária, ainda mais dirigida e produzida por Chris Columbus, o cara que fez um ótimo trabalho dirigindo os dois primeiros Harry Potter. Ela navega entre o "nada a ver" com "o que ele fez com a história original?" fácil, fácil. Se assistiu o filme e não gostou, é porque ele realmente não é um bom filme, então, leia o livro que é bem mais saboroso. Se gostou do filme, leia o livro, pois gostará ainda mais da história. 


Nota: 9/10

4 comentários:

  1. me deixou curioso para ler o livro, parabens ótima critica!

    ResponderExcluir
  2. Tbm fiquei curiosa, ehehehehheh
    Sucesso no blog, amigo.
    O meu tbm eh recente. Se puder, dá uma passada lá pra ver.
    Bjão!
    Cléo
    http://vejoporai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ME PARECE SER UMA BOA HISTÓRIA
    GOSTARIA DE LER E PARABÉNS PELO BLOG!!

    PODE SEGUIR E COMENTAR O MEU BLOG?
    BLOG EUMACLE POESIAS
    http://eumacleamaral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Há meses estou enrolando pra assistir o filme e ler o livro. Quando arranjar um tempinho, ele será o primeiro da fila. ;)

    ResponderExcluir