sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Music stuff: Metallica - Ride the Lightning (1984)


Como primeiro review musical, apresentarei uma das minhas bandas favoritas, Metallica.

Formada na Bay Area (região do litoral oeste dos Estados Unidos, que consiste em cidades como Los Angeles e São Francisco), o Metallica lançou seu primeiro álbum em 1983, chamado de Kill 'Em All. Um ano mais tarde, 1984, eles continuam o trabalho e criam um álbum bem mais trabalhado, possuindo grandes clássicos. 

Ride the Lightning possui menos do 50 minutos de duração, mas é potente. Sua primeira faixa, Fight Fire With Fire já demonstra isso, começando com um violão e abrindo para uma verdadeira porrada sonora. Logo em seguida, Ride the Lightning, faixa que dá o nome ao disco, continua o trabalho, apresentando solos ridiculamente complicados e uma letra relacionada aos últimos momentos de um homem condenado a cadeira elétrica (a expressão "ride the lightning" é refente ao momento que os prisioneiros eram colocados na cadeira elétrica). 

Logo em seguida, For Whom the Bell Tolls e Fade to Black, a primeira sendo uma adaptação musical da obra literária e filme, "Por Quem os Sinos Dobram" (apresentando um dos melhores riffs de baixo já criados) e a segunda seguindo a base da segunda geração do romantismo, tendo um ritmo desacelerado e uma letra que trata da morte como libertação. Trapped Under Ice quebra um pouco a sensibilidade lírica, mas apresenta a mesma euforia das outras canções, entretanto é a mais fraca das oito. Escape, Creeping Death e The Call of Ktulu completam a jogada radical da banda, tratando da liberdade das correntes que a sociedade te segura, da Praga dos Primogênitos e de uma adaptação literária de "O Chamado de Cthulhu" de H.P. Lovecraft, respectivamente. 

Capa francesa da época. Se tornou raridade
por existirem poucas unidades
Dentre todas as músicas, as que mais se destacam são, definitivamente, For Whom the Bell Tolls, Fade to Black e Creeping Death, sendo grandes clássicos da banda. Na minha opinião, as pessoas deveriam prestar mais atenção em Escape, já que possui uma letra fantástica e em The Call of Ktulu, instrumental arrepiante e eufórica. Incluo nisso também Fade to Black, já que é uma música maravilhosa, tanto de composição lírica quando instrumental.

Num geral, pode se dizer que o disco trata bastante dos seguintes temas: morte, dor, medo, liberdade e sofrimento. Apesar de parecer grotesca a ideia de fazer músicas relacionadas a esses temas, o Metallica consegue criar algo genial aqui, inspirando muitos músicos contemporâneos a eles. 

Ride the Lightning é um cd para se ouvir antes de ouvir? Definitivamente, não. Ele é energético, tem uma carga explosiva, ainda mais por se tratar de Metallica, banda criadora do Thrash Metal (que consiste numa mistura do Heavy Metal com Punk, sendo algo pesado, agressivo e rápido). Considero um dos melhores trabalhos desses gigantes, ainda mais por ter o grande mestre Cliff Burton nos baixos. Um disco maravilhoso, que pode deixar a desejar se estiver realmente prestando atenção em tudo o que acontece em cada faixa, mas que ainda é um clássico da banda e um dos melhores álbuns do gênero.

Integrantes
Vocal/Guitarra: James Hetfield
Guitarra: Kirk Hammett
Bateria: Lars Ulrich
Baixo: Cliff Burton

Faixas
1. Fight Fire With Fire (4:44)
2. Ride the Lightning (6:36)
3. For Whom the Bell Tolls (5:10)
4. Fade to Black (6:56)
5. Trapped Under Ice (4:03)
6. Escape (4:23)
7. Creeping Death (6:36)
8. The Call of Ktulu (8:52)

Nota: 9,5/10

Metallica em 1984. Da esquerda para a direita: James Hetfield,
Kirk Hammett, Lars Ulrich, Cliff Burton.


Um comentário:

  1. Olha o que temos aqui! um rockeiro...
    adorei. Me identifiquei muito, e gosto muito de metallica!
    Já estou seguindo, segue de volta? C;

    www.tdpassa.blogspot.com.br

    Dês de já, agradeço.

    ResponderExcluir